terça-feira, 27 de maio de 2008

ENCONTRO ASM 4 - Paróquia de São Martinho do Bispo
















No fim de semana de 18 a 20 de Abril realizou-se na Quinta de Santo António (Almegue), o Encontro de Jovens do 10º ano de catequese de SMB — os ASM 4.

Começou com a apresentação dos grupos na 6ª feira à noite. Estavam presentes 3 grupos do 10º ano — São Martinho Centro, Pé de Cão e Fala. Não estavam os jovens na totalidade, mas felizmente, estavam na sua maioria. Para além das catequistas e do João Mendes, contámos também com a presença de uma Missionária da Verbum Dei, a Priscila, uma animadora de Aveiro, dois animadores de Lisboa e três animadores da nossa comunidade, o Jané, o João Machado e a Cláudia Franco. É de referir a importância de ter jovens do pós Crisma a dinamizar estes grupos mais novos. São testemunhos muito valiosos. Na cozinha, contámos com o apoio de alguns pais, também importantes neste trabalho de “bastidores”.

Numa altura em que tudo parece aborrecido e o mais importante é a afirmação da própria personalidade, os nossos jovens colocam-nos o desafio de mostrar como é bonita a vida em Cristo. Para muitos, Jesus é um amigo abstracto e a Igreja, conservadora. É realmente um desafio para os catequistas! Por isso, o lema do encontro intitulava-se “Agarra a Vida!”, a Vida como um tesouro que nos foi dado, fruto do amor do Pai que a projectou para sermos seus instrumentos de amor.

Foram dois dias de convívio, de auto-conhecimento e o mais importante, de formação. Através de dinâmicas, teatros, palestras, cânticos, momentos de oração, de reflexão e de partilha, foram capazes de entender melhor que caminho é este que pretendem seguir, quem é este Deus que tantas vezes nos parece tão escondido e com quem é tão difícil de comunicar!
Terminou com a eucaristia, presidida pelo nosso pároco Luís Francisco e com a presença de muitos pais e familiares!

No final, os sorrisos eram muitos. Estavam felizes, mas é só o começo de uma nova etapa!


Ana Cristina Loureiro

Sem comentários: