terça-feira, 15 de abril de 2008

Retiro da Festa das Bem-aventuranças e Festa da Vida

Nos dias 5 e 6 de Abril realizou-se em Quiaios o retiro da Festa das Bem-aventuranças e da Festa da Vida dos Adolescentes de São Martinho (ASM) 1 e 2.
Aqui estão as imagens para recordar.
Que o Espírito Santo lhes dê o alento para continuar a caminhar na fé!


Tema “A Vida”

Cheios de boa vontade e gosto em construir a caminhada com este grupo de jovens, partimos para mais um retiro.

Nesta caminhada em que remamos contra os obstáculos do dia-a-dia, continuamos ainda a pensar que o esforço vale a pena para passar a mensagem de Deus. Nesta caminhada, nós mesmos somos levados a reflectir se as atitudes que temos são as mais correctas, se estamos a ser discípulos crentes, ou necessitamos constantemente de aferir métodos de avaliação, não para avaliar a mensagem que passamos, mas para satisfazer o nosso próprio ego.

Nesta turbolência de pensamentos, orientou-se com a colaboração preciosa do Padre Paulo Emanuel dos Missionários Combonianos, o retiro de 2 dias. O espaço, foi escolhido atendendo ao número dos participantes e às actividades a desenvolver.

Dentro destas actividades, tentou-se adequar mais ao desenvolvimento intelectual dos participantes que estão a frequentar o 7º e 8º anos.

Elaborou-se uma escala de serviço ao refeitório para dar seguimento à tarde de solidariedade iniciada numa visita à Caritas Diocesana de Coimbra em Fevereiro. O sentimento de partilha é uma linha que norteia as actividades este ano e daí a visita ao Memorial da Irmã Lúcia no fim de Janeiro, pessoa que tanto nos ensinou a dar, sem esperar nada em troca.

Os grupos tinham nomes que adjectivavam a própria vida, como sendo a liberdade, o sonho, o caminho, etc.

A caça ao tesouro teve como objectivo, num espaço livre e cheio de sol, podermos correr em nome de uma mensagem construída etapa a etapa. O filme que se visionou estava orientado para nos transportar aos tempos atrás onde a inquisição implacavelmente “fazia justiça”. Um tema que levanta ainda hoje alguma reflexão sobre o papel da Igreja na defesa dos mais desfavorecidos.

Na vigília, junto a uma fogueira, fomos convidados a partilhar os nossos sentimentos as nossas angústias, tarefa que se revelou difícil para alguns. Terminámos no Domingo com trabalhos de grupos e de preparação para a Eucaristia.

Do trabalho executado fica uma pista....temos que melhorar.

ISABEL SOUSA

Sem comentários: