segunda-feira, 28 de abril de 2008

Festa da Catequese para a Adolescência

No dia 20 de Abril teve lugar na paróquia de Antanhol uma celebração que quis congregar os jovens catequmenos, do sétimo ano ao décimo ano da catequese - Festa da Catequese para a Adolescência - sob o tema Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Foi uma celebração muito especial, não só pela contributo de todos os adolescentes mas também pelo seu grande empenho na participação da Eucaristia. Preparada com algum cuidado e de forma simples revelou as capacidades de intervenção de cada grupo, capaz de se tornar uno e evidenciando o caminho percorrido durante este ano. Não, ..., não foi só deste ano! Esta caminhada já foi iniciada à muito tempo. Para a maior parte dos jovens desde o baptismo, para outros, algum tempo antes desse passo determinante de convivência com Jesus.

Neste ano de catequese, partilhando de algumas ideias transmitidas pelo P. Luís Francisco, apostou-se em fazer uma caminhada diferente, das possíveis de implementar em cada paróquia. Iniciou-se com a dinamização da Eucaristia Dominical (cada grupo é responsável por um dois domingos por ano), a Festa da Catequese para a Infância, que ocorreu em Fevereiro, e agora, com a Festa da Catequese para a Adolescência.

O caminho faz-se caminhando.

Um passo de cada vez.

Não à velocidade indicada nas placas, não à velocidade imposta pelas nossas mãos, mas à velocidade de Jesus, dando espaço à dádiva, à partilha, ao perdão, à compreensão, à tolerância e essencialmente, ao acolhimento.

Sem comentários: